Um dos maiores temores do estudante na hora de fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está relacionado à redação, já que o contexto é sempre uma incógnita e pode tratar de diversos assuntos. Neste ano, o tema foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” .
Vamos relembrar o que os estudantes tiveram que escrever na aplicação das provas de redação desde o início da implantação do Enem no País?
Em 2014, o tema foi “publicidade infantil em questão no Brasil”. Na ocasião, os candidatos receberam três textos relacionados: o primeiro trazia informações sobre uma resolução do Conanda (Conselho Nacional da Criança e do Adolescente); o segundo fazia um panorama da legislação sobre publicidade infantil no mundo; e o último defendia a necessidade de “preparar a criança” para tornar-se o “consumidor do futuro”
Em 2013 a abordagem foi: “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Foram oferecidos quatro textos motivadores aos estudantes. O primeiro trazia informações sobre o objetivo da Lei Seca; o segundo expunha determinada campanha do governo federal advertindo o cidadão da gravidade de dirigir alcoolizado. O terceiro consistia num gráfico mostrando os efeitos da Lei Seca “em números; e o último relatava a experiência de uma agência de comunicação.
O tema da redação do Enem em 2012 foi “Movimento imigratório para o Brasil no século 21”. A prova trazia como apoio um trecho de texto do site do Museu de Imigração explicando sobre os movimentos imigratórios para o país, além de dois textos sobre a imigração de bolivianos e de haitianos.
Em 2011, os inscritos foram convidados a formular uma dissertação sobre “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”. Havia dois trechos de textos e uma tirinha como material de apoio
Os participantes de 2010 elaboraram uma redação sobre “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”. Foram disponibilizados dois textos de apoio: um sobre trabalho escravo e outro sobre o futuro do trabalho
“O indivíduo frente à ética nacional” foi o assunto de 2009. O candidato deveria apresentar uma proposta de ação social, que respeitasse os direitos humanos
Em 2008, a banca elaboradora do Enem deu três possibilidades de ação para preservar a floresta Amazônica. O candidato tinha de escolher uma delas e mostrar seus pontos positivos e negativos. As três possibilidades eram: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou ainda aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
O respeito diversidade cultural foi abordado na proposta de 2007. O candidato era convidado a refletir sobre “o desafio de se conviver com as diferenças”
O poder de transformação da leitura foi o tema da dissertação de 2006. O estudante recebeu uma coletânea de textos falando da importância de ler. Sua única restrição era desenvolver uma redação que respeitasse os direitos humanos
O trabalho infantil foi a proposta de 2005. Na época, mostrava um gráfico, o número de crianças e jovens de 5 a 17 anos que trabalhavam no país somava 5,4 milhões. Na imagem, um adolescente trabalha como engraxate no centro de Ribeirão Preto, interior de São Paulo
Com trecho da Constituição Federal, análise de especialista e de entidades da sociedade civil, o candidato do Enem 2004 tinha de fazer uma dissertação discutindo como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
“A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”. Essa foi a dissertação de 2003. O estudante recebeu textos analíticos sobre a violência, além de números sobre os investimentos do Brasil em segurança pública.
A política foi assunto da redação de 2002. O candidato devia escrever sobre o seguinte tema:”O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?”.
Em 2001, o inscrito era convidado a refletir sobre “desenvolvimento e preservação ambiental”. A pergunta a que o candidato devia responder era: “Como conciliar os interesses em conflito?”. No decorrer do texto, a banca exigiu que o estudante mostrasse respeito aos direitos humanos.
Os direitos da criança e do adolescente foram o tema da redação de 2000. A proposta cobrava que o candidato se expressasse sobre como enfrentar as situações em que a infância é desrespeitada.
Em 1999, o estudante teve de escrever uma dissertação sobre “Cidadania e participação social”. Depois de selecionar os argumentos, era necessário escrever uma proposta de ação social.
Na primeira edição do Enem, o candidato devia escrever sobre o tema “Viver e Aprender”, com base na letra de música “O que É, o que É”, de Gonzaguinha. A letra diz: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”. A proposta recomendava que o candidato evitasse citar versos da canção.
(Com informações do Portal UOL – foto: Reprodução Internet)
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