Com a proximidade da volta às aulas, vale a pena prestar atenção em algumas recomendações importantes que acabam auxiliando os pais na contratação de transporte para os filhos, principalmente quando essas dicas partem de órgãos renomados, por isso destacamos aqui algumas orientações relevantes do Procon de SP sobre esse tema.
De acordo com esse órgão de defesa do consumidor, vale a pena buscar referências tanto com os pais que já utilizam serviço de transporte, como na própria escola e até mesmo no Sindicato dos Transportadores.
O Procon indica ainda que os pais devem observar como o motorista recepciona as crianças na porta da escola, também as condições de higiene, o conforto e a segurança do veículo. Outro item que deve ser observado é se há outro adulto acompanhando as crianças. No ato da contratação é bom checar se o serviço é cobrado durante os meses de férias ou se pode ser prestado fora dos meses normais (em caso de recuperação do aluno, por exemplo), enfim, tudo deve ser bem esclarecido.
“É preciso constar por escrito o que for combinado entre as partes, principalmente a identificação e o telefone, bem como as condições gerais referentes ao período de vigência, horário e endereço de saída e chegada, valor da mensalidade, data e forma de pagamento, índice e forma de reajuste, percentual de multa e encargos por atraso no pagamento e condições para rescisão antecipada”, orienta o Procon.
Outra informação que os pais precisam estar atentos é que os veículos e os motoristas que prestam serviço de transporte escolar devem ser credenciados na prefeitura.