• Acesso Pais / Alunos

logo



facebook
  • Home
  • O Colégio
  • Cursos
  • Eventos
  • Notícias
  • Contato
  • Tour 360
  • Home
  • O Colégio
  • Cursos
  • Eventos
  • Notícias
  • Contato
  • Tour 360
facebook


06
NOV
2015

Por que 3×5 não é igual a 5×3: uma conta que está dividindo a internet

by Colégio Porto Rico
0 Comment

bbc

Mesmo para os adultos que ainda sofrem com tabuada, 5×3 não traz grandes dificuldades. Então por que essa simples conta está causando uma polêmica tão acalorada na internet?

Tudo começou quando uma foto da resposta dada a essa questão em um exame de um aluno americano foi compartilhada na rede social Reddit.

Na prova, o aluno responde que 5×3 era igual a 15 seguindo o raciocínio de que a soma de 5+5+5 tem o mesmo resultado. Mesmo assim, o professor corrigiu a questão dizendo que a resposta do aluno estava errada.

O professor faz a correção dizendo que a solução correta era “3+3+3+3+3”. A foto do exame deu a volta ao mundo, dividindo internautas entre partidários e detratores da professora e do aluno.

Diante da polêmica, o professor deixou claro que o exame pedia que fosse usada a ‘estratégia de adição repetida’, e que 5×3 significa que a ideia era somar 5 vezes o número 3, ou seja, 3+3+3+3+3.

A polêmica foi tamanha que o Conselho Nacional de Professores de Matemática dos EUA (NCTM, na sigla em ingles) resolveu se posicionar, dando razão ao professor.

“Parte do que ensinamos às crianças está baseado no fato de que queremos que elas sejam pensadoras e capazes de solucionar problemas. Queremos que os alunos entendam o que estão fazendo, e não apenas dar a resposta certa”, disse Diane Briars, presidente da organização.

Para os defensores do método, ele ajuda os estudantes na hora de lidar com problemas mais complexos.

Já os críticos desse método afirmam que ele pode ser muito confuso para as crianças. E que seria por demasiado estrito considerar a resposta no exame errada, já que a resposta final à equação colocada está correta.

Essa não é a primeira vez que um problema matemático acaba virando um fenômeno de compartilhamento nas redes sociais. Em abril, um enigma de lógica proposto a alunos de uma escola secundária em Cingapura se tornou viral.

A tarefa colocada aos alunos era a de descobrir a data do aniversário de ‘Cheryl’, partindo de informações sobre ela e outros dois amigos.

(Fonte: UOL – Imagem: Reprodução BBC)

Compartilhar nas redes sociais
  • Cursos
  • Atividades Extra Curriculares
  • Matrícula
  • Mural
  • Infraestrutura
  • Galeria de Fotos

Tour 360

 

Vídeo

 

    Seu nome (obrigatório)
    Seu e-mail (obrigatório)
    Sua mensagem
     

    Copyrigh (c) 2014 - Colégio Porto Rico - Av. Nossa Senhora da Encarnação, 228 - Jardim Maria Estela - São Paulo - SP - Fone: (11) 2969-7406 - Política de Privacidade
    Ponto Zap Comunicação
    Esse site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
    Aceitar Política de Privacidade
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR