Todo ser humano é criativo, se ele for incentivado a desenvolver essa criatividade então, melhor ainda. Com as crianças estimuladas, os resultados podem ser surpreendentes. Veja três dicas publicadas recentemente no portal da Revista Crescer que podem fazer a diferença no processo criativo do seu filho.
A primeira delas é variar as brincadeiras. Essa variação é importante para ampliar o repertório das crianças. Usar objetos no lugar dos brinquedos também estimula a imaginação: as almofadas da sala podem virar uma montanha, enquanto o lençol se transforma em cabana com a ajuda de algumas cadeiras, e assim por diante…
A segunda dica é deixar a criança fazer escolhas – seja a roupa, a combinação dos alimentos ou até mesmo o jeito que irá arrumar o quarto. Tudo isso é um exercício para a criatividade.
Por último, nada de agendas de gente grande. Permita que a criança tenha um tempo de ócio, sem nada para fazer. Essa é uma oportunidade para que ela invente sua própria ocupação e use sua inventividade.
(Fonte: Luciane Motta, diretora da Casa do Brincar – SP)