Será que existe uma hora que a criatividade das crianças acaba? Você consegue se lembrar quando deixou de ter aquela imaginação que ia até o infinito? Pois bem, chega um momento que toda essa força criativa parece se perder um pouquinho à medida em que o filho vai crescendo. Sem que a gente perceba, nós, adultos, acabamos censurando o comportamento da criança, diminuindo sua criatividade. Será que podemos melhorar isso? Sim.
Veja algumas atitudes que podem ajudar no desenvolvimento da criatividade da criança:
1 – Diminua as críticas
Nunca critique diretamente uma criança e sim seu comportamento. O excesso de críticas, mesmo com boas intenções, pode influenciar no poder de criatividade do seu filho, sendo assim, tenha cuidado com as palavras usadas. Falar que ele nunca vai conseguir, ou que é incapaz, por exemplo, pode bloquear sua capacidade de imaginação e de ação.
2 – Não deixe a tecnologia ser a principal brincadeira
O desenvolvimento da criança pode ser afetado se passar muitas horas com os aparelhos eletrônicos, pois ela acaba não interagindo com as pessoas. Por isso, estimule as brincadeiras livres, elas podem ajudar na capacidade de imaginação. E, sempre que possível, brinque com ela.
3 – Deixe a criança com tempo livre
Deixar a criança muito ocupada, com várias atividades no dia a dia, pode gerar um estresse desnecessário e até mesmo tirar seu foco, independente do que ela estiver fazendo. Até certa idade é importante que o filho tenha tempo livre, aliás, já parou para pensar que é justamente nessas horas que podem surgir boas ideias?
4- Livros, livros e livros
Incentivar a criança a ler fortalece cada vez mais seu poder criativo. É na leitura que a criança “viaja” nas histórias, imagina os personagens, cenários, se vê nas situações, enfim, deixa a imaginação fluir.
(Imagem: Freepick)